As experiências que inspiram inovação proporcionam um novo olhar para os empreendedores. Da tecnologia à criatividade, empresas inovadoras se destacam no mercado, impulsionam a competitividade e tendem a crescer mais economicamente. Por isso, o Sebrae promoveu no último sábado (16), a 10ª edição do evento Startup Day, com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo, a troca de conhecimentos, networking e ampliação de perspectivas, contribuindo para o avanço do ecossistema de startups.
O evento ocorreu simultaneamente em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, as cidades de Campo Grande, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Dourados, Ponta Porã, Bonito e Corumbá receberam mais de 400 inscritos e a programação somou mais de 30 palestrantes voluntários, que são referência na temática de empreendedorismo e inovação. Somente na Capital, um público de 60 pessoas participou ativamente das atividades no Living Lab – Laboratório de inovação e prototipagem do Sebrae/MS.
De acordo com a gerente da Unidade de Inovação do Sebrae/MS, Leandra Costa, o Startup Day evidencia que o empreendedorismo inovador pode ser trabalhado e observado nas mais diversas regiões do país. “Em Mato Grosso Sul, estar em sete municípios significa para a gente levar essa cultura da inovação a muito mais pessoas, é mais interiorização. Queremos desmistificar que inovação no Brasil só acontece em São Paulo, Santa Catarina ou Minas Gerais. Em Mato Grosso Sul, nós temos um excelente potencial. Hoje atendemos quase 200 negócios, de diversos segmentos, como educação, saúde e de impacto ambiental”, pontuou a gerente.
Para incentivar o surgimento e o desenvolvimento de mais empreendimentos inovadores, de forma geral, a programação do Startup Day trouxe informações sobre o que é o modelo de negócios de startups, definição de público-alvo, como agregar valor ao projeto, entre outros. Em Campo Grande, o dia teve início com a palestra “Use estratégia Growth para alavancar vendas na sua startup”, ministrado por Renato Borges, sócio-fundador da Agrointeli, que possui uma plataforma de inteligência comercial e gestão agrícola na “palma da mão”. De Mato Grosso do Sul, o negócio está atualmente em cinco países e quer escalar mais.
“A gente nasceu aqui em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e a gente escalou para a América Latina. Usei Growth, conceitos de marketing e vendas e escalamos para cinco países em menos de quatro anos. Conseguir liderar a expansão da empresa e estamos em Portugal, temos um escritório lá e é uma grande oportunidade para aprendermos também com o mercado europeu”, disse Borges, que também é um dos mentores no Living Lab, e reforça o papel do Sebrae em sua trajetória. “Começamos aqui no Living Lab, então, com muito orgulho, toda vez que vou falar principalmente em eventos fora daqui, destaco que sou de Mato Grosso do Sul”, complementou.
A programação em Campo Grande seguiu com a palestra “Marca sem registro é convite para imitação: Protegendo seu ativo intelectual com marcas e patentes para startups”, com a advogada Juliana Hartmann, que também é mentora no Living Lab. Depois, o painel “Experiências vividas da ideia até o mercado” trouxe donos de startups fundadas no estado, para compartilhar desafios, orientações e muita informação para o público.
Um dos painelistas, Rodrigo Oliveira, proprietário da Timework, plataforma focada na produtividade por meio do gerenciamento de projetos de engenharia, arquitetura e design, orientou os empreendedores a vivenciar todas as etapas do seu nicho de atuação, para poder identificar necessidades reais, e, a partir delas, propor soluções. “A minha dica é, dentro do seu nicho, vivencia tudo. No meu caso, foi desde o projeto, ir para a obra, pós-obra… Então, eu gosto de ver tudo, o que me possibilitou pensar em algo para ajudar na organização”, disse.
Também participaram do painel os empresários Thiago Oliveira, da Porter SGE, um sistema de gestão empresarial para negócios; e Charles Viegas, da Alfaneo, uma empresa que desenvolve projetos de inteligência artificial (IA) sob demanda.
Mão na massa
Simultaneamente à programação principal, no ambiente Maker do Living Lab, foi realizada a oficina “Impressão 3D: primeiros passos na prática”, que mostrou de forma simples como fazer, do zero, um protótipo em software e depois a impressão do mesmo na impressora em 3D. Uma das participantes foi a empresária e publicitária Mercedes Trindade. Natural da Venezuela, ela mora em Campo Grande há oito anos e empreende na área de tecnologia.
“Sempre quis aprender a fazer impressão 3D e estou achando a oficina o máximo, porque a gente pensa que é um ‘bicho de sete cabeças’ e é muito simples. Eu sou publicitária, então já sei mexer em Photoshop, Illustrator, é só saber como funciona o programa e fazer os testes, porque é ensaio e erro. Poder prototipar é algo muito útil, principalmente para a gente, que quer fazer coisas diferentes. Estou aqui já imaginando o que eu posso fazer”, relatou.
Outros equipamentos estão disponíveis no Living Lab para empreendedores que querem colocar a “mão na massa” e prototipar ideias e projetos, além de mentorias, programas de aceleração e eventos diversos abertos para a comunidade empreendedora. Desde a sua inauguração, o laboratório já recebeu mais de 830 ideias inovadoras e vem contribuindo para a consolidação dos ecossistemas de inovação presentes em Mato Grosso do Sul.